spacer

Formas de Transição (1/2)

Fósseis ou organismos que mostram os estados intermediários entre uma forma ancestral e a dos seus descendentes são referidas como formas de transição. Existem inúmeros exemplos de formas de transição no registro fóssil, fornecendo uma abundância de evidências para a mudança ao longo do tempo.

O Pakicetus (abaixo, à esquerda), é descrito como um antepassado primitivo da baleia moderna. Apesar de os pakicetidaes serem mamíferos terrestres, fica claro que eles estão relacionados ás baleias e golfinhos, se nos basearmos em uma série de especializações da orelha, relacionadas com a audição. O crânio mostrado aqui exibe narinas na frente do crânio.

Um crânio da baleia cinzenta que vagueia pelos mares na atualidade (abaixo, à direita) tem suas narinas posicionadas no topo do seu crânio. Ao que parece de acordo com esses dois espécimes a posição das narinas mudou o longo do tempo, e assim é esperado que vejamos formas intermediárias.
spacer

Leia mais sobre exemplos específicos de fósseis de transição de vertebrados no Talk.Origins Archive Transitional Vertebrate Fossils FAQ.

  Note que a posição das narinas no Aetiocetus é intermediária entre a forma ancestral do Pakicetus e a baleia cinzenta moderna – um excelente exemplo de uma forma de transição no registro fóssil!

 
 

• Imagem do crânio do Aetiocetus cortesia de Tom Deméré, San Diego Natural History Museum.
• Imagem do crânio da baleia-cinzenta fornecida por Pearson College and Race Rocks

próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.


Formas de Transição