spacer




Geografia

A distribuição dos seres vivos no globo fornece informações sobre as histórias passadas, tanto dos seres vivos quanto da superfície da Terra. Essa evidencia não só é consistente com a evolução da vida, mas também com o movimento das placas continentais ao redor do mundo, antes conhecidas como placas tectônicas.

spacer distribuição em todo o mundo marsupial
 

Os mamíferos marsupiais são encontrados tanto nas Américas quanto na Austrália e na Nova Guiné, mostrados em marrom no mapa à direita. Eles não são encontrados nadando através do oceano Pacífico, nem foram encontrados vagando pelo continente asiático. Parece não haver rotas de migração entre as duas populações. Como os marsupiais puderam a partir de seus locais de origem chegar a lugares a meio mundo de distância?

Fósseis de marsupiais têm sido encontrados na Antártida assim como na América do Sul e Austrália. Durante as últimas décadas cientistas demonstraram que o que é agora chamado de América do Sul era parte de uma grande massa de terra chamada Gonduana (Gondwana), que incluía a Austrália e Antártida. Clique no mapa abaixo para uma breve animação que mostra como a Gonduana se separou entre 160 a 90 milhões de anos atrás. Marsupiais não precisaram de uma rota de fuga de uma parte do mundo para outra; eles se deixaram levar pelo continente até sua posição atual.

spacer
Ver algumas demonstrações de placas tectônicas.
Gondwana animação split-up próximo
Evidências a partir de exemplos


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.