spacer

Hierarquias Aninhadas

A ancestralidade comum é conspícua.
A evolução prevê que seres vivos serão relacionados uns aos outros no que os cientistas referem-se como hierarquias aninhadas – como caixas aninhadas. Grupos de organismos relacionados dividem conjuntos de características similares e o número de traços compartilhados aumenta com o parentesco. Isso é o que de fato observamos no mundo vivo e no registro fóssil e essas relações podem ser ilustradas como mostrado abaixo.

ilustração cladograma mostrando hierarquias aninhadas

Nessa filogenia, cobras e lagartos compartilham um grande número de traços porque têm um grau de parentesco maior do que os outros animais representados. O mesmo pode ser dito sobre crocodilos e pássaros, baleias e camelos e humanos e chimpanzés. Entretanto, em um nível mais abrangente, cobras, lagartos, pássaros, crocodilos, baleias, camelos, chimpanzés e humanos compartilham traços comuns.

Humanos e chimpanzés são unidos por muitos traços herdados (98,7% do DNA deles). Mas em um nível mais abrangente da hierarquia da vida, nós dividimos um conjunto menor de traços herdados em comum com todos os primatas. Em um nível ainda mais abrangente, nós dividimos traços em comum com outros mamíferos, outros vertebrados, outros animais. No nível mais abrangente, nós nos encontramos entre as esponjas, petúnias, diatomáceas e bactérias em uma grande “caixa” intitulada: organismos vivos.

 

Ensine Isso!
Planos de aula para ensinar sobre filogenia










Leia mais sobre Entendendo a filogenia.
Prova Rápidaspacer
 
 


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.