Ciência tem princípios



pardal
lizard

A ciência procura explicar o mundo natural e suas explicações são testadas utilizando evidências do próprio mundo natural. Pássaros e lagartos existem no mundo natural e portanto, estão inclusos na esfera de ação da ciência.
não elfos e gnomos
É divertido ler sobre elfos e gnomos ou até colocá-los como estátuas em nossos jardins, porém eles não habitam o mundo natural o que significa que não são apropriados para estudos científicos. A base de qualquer entendimento científico é informação retirada de observações da natureza.

A ciência admite que podemos aprender sobre o mundo natural juntando evidências pelos nossos sentidos e suas extensões. Uma flor ou uma rocha podem ser diretamente observadas sem auxílio de aparelhos. Mas usando tecnologia nós podemos expandir os sentidos humanos para observar fenômenos invisíveis como eletricidade e campos magnéticos e objetos como bactérias e galáxias longínquas. Sonhos, aparições e alucinações por outro lado, podem parecer reais, mas não são percebidos pelos nossos sentidos e sequer são extensões deles. O teste final de qualquer compreensão conceitual só existe quando apoiadas em materiais e observações reais. Sem evidência só é possível especular.

próximo
Ciência é um processo


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.