Termos e frases confusas

Alguns termos têm significados específicos em biologia evolutiva que são diferentes quando usados informalmente. Então, existem muitas palavras que nós precisamos nos certificar que nossos alunos entendam e utilizem corretamente.

 
Adaptar-se
Nós nos adaptamos ao frio colocando mais roupas. Esse é um exemplo de uma definição do termo “adaptar-se”. Infelizmente, estudantes podem aplicar essa definição a evolução. Isso resulta na errônea impressão de que a evolução consiste em indivíduos se adaptando para adequarem-se a seus ambientes. A evolução atua mediante processos de seleção ocorrendo dentro das populações contendo grande número de indivíduos geneticamente variados.

Aleatoriedade e evolução
Variação é aleatória, seleção normalmente não é. A seleção de traços favoráveis dentro de uma população ocorre quando os seres vivos superam todos os desafios apresentados a eles. Essas pressões não são aleatórias, mas determinadas por leis físicas. Excetuando-se a árvore que, por azar, cai em um organismo ou o vulcão que devasta uma população, seleção não é aleatória e evolução não acontece por acaso.

Ancestral versus Parente
Quando falhamos em distinguir entre um ancestral comum e um parente nós armamos uma confusão para nossos alunos. Você e seu primo são parentes. Vocês compartilham um ancestral comum. Você não evoluiu do seu primo. Similarmente, seres humanos e chimpanzés são parentes, mas seres humanos não evoluíram dos chimpanzés e tampouco chimpanzés evoluíram de seres humanos.

Confundir evolução com desenvolvimento
Desenvolvimento é o processo que ocorre conforme os seres vivos crescem (ontogenia). Evolução é mudança de forma ou comportamento de uma população com o tempo (filogenia).

Do simples ao complexo
Ao observar toda a história da vida na Terra, é verdade que os primeiros seres vivos consistiram de células relativamente simples e que a aglomeração de células levou a organismos maiores. Entretanto, a regra de que seres vivos sempre se tornam mais complexas é errônea. Os insetos evoluíram de artrópodes com mais de seis patas. Aves e cobras perderam partes. Seres humanos não possuem mais cauda. A direção da evolução é geralmente em direção a perda de partes ou comportamentos – se tornando mais simples e não mais complexo.

Projeto
O uso da palavra “projeto” pode deixar implícito que seres vivos são projetados e que há um plano em funcionamento. O uso de termos como “estrutura” e “adaptação” são mais apropriados. Exemplo: “Como um porco-formigueiro está projetado para comer formigas?” poderia ser substituído por “Como um porco-formigueiro está adaptado para comer formigas?” ou “quais estruturas e comportamentos ajudam um porco-formigueiro a comer formigas?”.




próximo
Deixar uma impressão errada


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Creditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.