Cromossomos, Mutação, e o Nascimento da Genética Moderna :
Thomas Hunt Morgan (1/2)

Em 1900 vários cientistas em toda a Europa chegaram à mesma conclusão sobre a hereditariedade que Mendel tinha elucidado uns 40 anos antes. Mas eles chegaram à descoberta a partir de uma direção muito diferente.

Mitose celular
Cromossomos, as estruturas escuras na imagem, são copiadas e distribuídas para as células filhas que esta célula vegetal irá produzir.
 

Cromossomos contêm Material Genético
 Biólogos do século XIX descobriram que as células animais e vegetais tinham um compartimento central conhecido como o núcleo. Cada núcleo continha um conjunto de estruturas em forma de bastão e quando uma célula típica se dividia, um novo núcleo completo com um novo conjunto de bastões era criado. Esses bastões eram chamados cromossomos pela forma como absorviam manchas coloridas. Mas os espermatozóides e óvulos continham apenas metade do número  de cromossomos. Quando um espermatozóide fertilizava um óvulo, os cromossomos se combinavam para criar um conjunto completo.

Os cientistas perceberam que os cromossomos armazenavam as informações necessárias para a construção de um indivíduo e hereditariedade consistia na transferência das informações de geração em geração. Cada cromossomo contém informações para muitas características diferentes e os cientistas apelidaram cada pedaço cromossômico responsável por uma característica particular de um “gene.“

Redescobrindo Mendel
 O botânico holandês Hugo DeVries e vários outros cientistas realizaram experimentos de criação no fim dos anos 1890 e redescobriram a razão de Mendel de três para um. Mas essa nova geração pôde oferecer uma interpretação mais clara do que estava acontecendo em seus experimentos. Cada um de nós carrega duas cópias do mesmo gene, um de cada pai, mas em muitos casos, apenas uma cópia produz um traço enquanto a ação do outro é mascarada. Aí estava o segredo por trás da relação de Mendel de três para um do número ervilhas lisas e rugosas.

•Imagens celulares cortesia de Florida State University Molecular Expressions Microscopy Gallery.


próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.