Uniformitarismo: Charles Lyell (2/3)

página anterior

 O ciclo das rochas
 

Mudança gradual
Para se inspirar, Lyell voltou cinquenta anos no tempo, para as idéias de um fazendeiro escocês chamado James Hutton. Em 1790, Hutton havia argumentado que a Terra não era transformada por catástrofes inimagináveis, mas por mudanças imperceptivelmente lentas, muitas das quais podemos ver ao nosso redor hoje. Chuva destrói montanhas, enquanto a rocha derretida é empurrada para criar novas. Os sedimentos erodidos formam camadas de rocha, que podem posteriormente ser levantadas acima do nível do mar, inclinadas pela força da rocha, erodindo novamente. Essas mudanças são pequenas, mas com tempo suficiente, elas podem produzir grandes diferenças. Hutton, portanto, argumentou que a Terra era muito antiga - uma espécie de máquina com movimento perpétuo, passando por ciclos regulares de destruição e reconstrução que fez o planeta adequado para a humanidade.

As idéias de Hutton e Lyell conduziram a uma compreensão do "ciclo das rochas", como o conhecemos hoje.

 Vale formado pela erosão

Lyell viajou pela Europa para encontrar mais evidências de que mudanças graduais, as mesmas que podemos ver acontecendo hoje, produziram as características da superfície da Terra. Ele encontrou evidências para muitas ascensões e quedas do nível do mar e para vulcões gigantes construídos em cima de rochas muito mais antigas. Processos tais como terremotos e erupções vulcânicas, que tinham sido testemunhados por seres humanos, foram suficientes para produzir cadeias de montanhas. Vales não eram obras de inundações gigantescas, mas da lenta força de trituração do vento e da água.

Processos uniformes de Mudança
A versão de geologia de Lyell veio a ser conhecida como o uniformitarismo, por causa de sua insistência feroz de que os processos que alteram a Terra são uniformes ao longo do tempo. Como Hutton, Lyell viu a história da Terra como sendo vasta e sem rumo. E a história da vida não foi diferente.

• Imagem do vale cortesia de David Smith, UCMP.

Lyell encontrou evidências de que os vales eram formados através do lento processo de erosão, não por inundações catastróficas.

próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.