Semelhanças do desenvolvimento: Karl von Baer (2/2)

página anterior

 

Evidências convincentes da Evolução
Baer não era fã da evolução, e por isso viu com desgosto Darwin utilizar seu trabalho para fornecer algumas das evidências mais convincentes na Origem das Espécies. Uma espécies herda seu programa de desenvolvimento de seus ancestrais e assim seria de se esperar que duas espécies próximas gerariam embriões similares - mas não necessariamente idênticos. Com o tempo, como linhagens evoluíram ainda mais para longe uma da outra, a seleção natural modifica seus embriões de várias maneiras, mas alguns vestígios de sua ancestralidade comum sobrevivem. É por isso que ainda carregamos uma limitada semelhança com peixes nas nossas primeiras fases embrionárias. Darwin não afirmou que a vida estava ordenada em uma série linear de baixo para cima, em vez disso, ele viu a vida como ramificando como uma árvore conforme novas espécies iam surgindo. Essa ramificação foi refletida nos caminhos semelhantes de desenvolvimento , que finalmente levaram à produção de cascos, garras e mãos..

 escada versus ´rvore analógica

Alguns pesquisadores acreditavam que a vida se desenvolveu de forma linear, do simples para formas mais complexas (esquerda). Darwin comparou o surgimento de novas espécies à ramificação de uma árvore (à direita).

 Tunicado diagrama de larva
Foto larva Tunicado

E quanto a alegação de Baer de que os vertebrados não poderiam ser alinhados com animais invertebrados? Embriologistas de meados de 1800 mostraram que a divisão não era intransponível. Alguns invertebrados conhecidos, como ascídias, por exemplo, desenvolveram o mesmo tipo de haste rígida que se forma nas costas de vertebrados conhecida como notocorda. Em vertebrados, a notocorda torna-se um disco entre as vértebras. Se isso fosse um sinal de ancestralidade comum, se esperaria que as ascídias fossem parentes próximos dos vertebrados. E, de fato, os estudos sobre o DNA de ascídias mostram que eles são os invertebrados mais próximos dos vertebrados que se conhece até hoje.

Desde o tempo de Baer, acreditava-se que os tunicados (diversas variedades de adultos, em cima)seriam uma ponte entre invertebrados e vertebrados. Larvas de Tunicado (abaixo) tem uma notocorda muito parecida com a encontrada em embriões de vertebrados.


• Cortesia da imagem de tunicados adultos de Crissy Huffard, UCMP.
• Cortesia da imagem da larva de Tunicato de Richard Grosberg, UC Davis.


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.